quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A Vida Secreta de Merlim - Heloisa Prieto

Título: A Vida Secreta de Merlim
Autora: Heloisa Prieto
Ilustração: Janaina Tokitaka
Editora: Escrita Fina
ISBN: 978-85-632-02-2
Páginas: 63

Numa narrativa extremamente ágil, revela-se outro lado da história da Távola Redonda: o relacionamento secreto de Merlim e Vivian, a fada do lago, determinando o rumo dos acontecimentos.

Narrada pelo mestre Blaise, o escritor mítico dos livros de alta magia, e entremeada por versos adaptados de antigos poemas celtas de encantamento, desenrola-se aqui a vida de Merlim, por um ângulo nunca antes visto.
Merlim é metade elfo, metade humano. Porém mais que isso, é criança. É certo que uma crinaça pouco comum - criado por lobos e possuidor de dons mágicos e muita sabedoria -, mas, ainda assim, criança. Vive sua infância em companhia de Vivian, a fada do lago. Transmutando-se em inúmeros animais, brincam livre e prazerosamente pela floresta.
O menino e suas profecias logo se tronam conhecidos pelos nobres, e Merlim vê sia vida na floresta interrompida para que, desde muito jovem, se torne conselheiro da realeza.
Crescendo na corte, em meio a conflitos de toda espécie, Merlim no entanto, continua ligado a Vivian. Encontram-se principalmente em sonhos em que vivem o amor que sentem um pelo outro, ainda que não completamente.
Mesmo tornando-se protetor e conselheiro do rei Artur, o maior líder lendário da Europa, jamis perde o elo com a dama do lago e juntos conduzem o destino do monarca e da Inglaterra.


A Vida Secreta de Merlim me foi enviado pela editora parceira Escrita Fina. Demorei um pouco para ler por que estava terminando A Guerra dos Tronos, o primeiro livro da série Cronicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin (em breve postarei a resenha). Logo que terminei, tratei logo de pergar A Vida Secreta de Merlim, e conclui a leitura em cerca de meia hora.
Trata-se de uma reeleitura da lenda do Rei Arthur, o mago Merlim, a Távola Redonda e a Excalibur. A diferença é que o foco é sobre a vida de Merlim, desde a Infância. A trama tem início quando o mestre Blaise, descrito como um escritor mítico e observador de todos os acontecimentos que acercam a vida de Merlim e Arthur começa a narrar àquilo que presenciou.
Ficamos sabendo sobre o nascimento de Merlim, cujos pais, Midhir, um elfo, e a princesa do reino de Dyfed, têm um relacionamento proibido. O fruto desse amor é o meio humano Merlim, um mago poderoso. A sabedoria de Merlim o torna conselheiro do rei Ambrosio
Um dia o rei Uther, um rei egoísta e cheio de vontades, filho de Ambrosio, procura Merlim para lhe pedir Igraine, uma mulher casada. Merlim prevê o nascimento de um homem importante a partir dessa relação, e usando sua magia, torna possível ao rei Uther passar a noite com Igraine. Sua única condição é que o bastardo que nascesse fosse chamado Arthur. E assim foi.
No mesmo período em que Arthur nasce Vivian dá a luz a um filho. Filho de Merlim? A dúvida permanece. Lancelot nasce destinado a ser amigo de Arthur, e ao mesmo tempo, destinado a fazê-lo sofrer. Quando o rei Arthur se apaixona por Guinevere e decide casar-se com ela, acaba por traçar de vez a sua própria queda.
A Vida Secreta de Merlim é um livro bem curto, e muito resumido. Heloisa Prieto tinha em mãos uma boa história, mas não chegou a explorar o suficiente. Ao ler tive a impressão de que tinha em mãos uma resenha, e não um livro. É verdade que depois de ler um livro extenso como A Guerra dos Tronos, qualquer outro acaba parecendo curto e objetivo demais. De qualquer forma, não posso dizer que teria gostado se a circunstância fosse outra.
Por ser uma história medieval clássica e conhecida, não posso deixar de indicar. Principalmente aos fãs da literatura fantástica e medieval.
Minha Avaliação: ♦♦♦♦♦ (Regular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

☺ Obrigada por comentar. ☺
Volte sempre ao Hellen's Stuffs!

Beijos♥
H.C.C.Reis

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...