domingo, 8 de janeiro de 2012

A Esperança - Suzanne Collins

Título: A Esperança
Título Original: Mockingjay
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Tradução: Alexandre D'Elia
ISBN: 978-85-7980-086-3
Finalmente a submissão dará lugar à liberdade. Será?

A guerra é mais voraz do que qualquer jogo.
Haverá vencedor na luta contra a Capital?

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

[Atenção para Spoillers do 1º e 2º livro da série]
Após participar dos cruéis Jogos Vorazes e do Massacre Quartenário, e sobreviver, Katniss Everdeen se vê como peça principal de uma teia política. Ela descobre que a explosão da arena-relógio já fora praticamente premeditada pelos líderes do Distrito 13, que afinal, existia. 
"Queimando. Ainda queimando, penso entorpecida. As chamas nas minas de carvão soltam fumaça preta ao longe. Todavia, não sobrou ninguém para se importar com isso.
Mais de 90 por cento da população do distrito está morta. Os mais ou menos oitocentos que restaram estão refugiados nos distrito 13 - o que, até onde si, é a mesma coisa que não ter mais casa para o resto da vida." - Página 12
Esses líderes do 13 escolheram resgatar Katniss da arena e deixaram Peeta para trás. Agora ela tem de se tornar o símbolo revolucionário, o Tordo.
Os rebeldes iniciam a guerra em todos os distritos, e Katniss, Gale, Finnick, e outros, são enviados para as batalhas para gravar propagandas de TV, que são lançadas na programação da Capital pelo astuto Beetee. Eles, no entanto, encaram situações de risco reais.
Peeta, que foi aprisionado pela Capital, sofre seus próprios momentos de terror. Ele é usado pela Capital para rebater os efeitos dos comerciais de guerra protagonizados pelo Tordo. Porém acaba atrapalhando ps planos do presidente Snow, e pagando caro por isso.
"- Katniss... como você imagina que tudo isso vai acabar? O que restará? Ninguém está seguro. Nem na Capital e nem nos distritos. E você... no 13... - Ele respira fundo, como se estivesse lutando para conseguir oxigênio, seus olhos com uma aparência insana - Estará morta de manhã!
(...)
A câmera arrancada de alguém filmando o ladrilho branco do chão. O som de botas. O impacto do golpe que é inseparável do grito de dor emitido por Peeta.
E o sangue dele espalhando-se pelo ladrilho." - Página 147
A guerra é infinitamente pior que as arenas, e modifica a vida de todos. As marcas que causa são profundas. Haveria alguma esperança para a Panem?
Este terceiro livro da trilogia Jogos Vorazes é surpreendente. O primeiro volume é marcado de ação, prende a atenção e causa fortes emoções, porém, de certa forma, possui um final previsível e desejado pelo leitor. O segundo Volume, Em Chamas, talvez o mais fraco da trilogia, brinda o leitor com um retorno a arena. Dessa vez o final do livro é abrupto. Em contrapartida, o terceiro livro é farto de acontecimentos. São tantos que acabam gerando a sensação de que o livro é muito maior do que na realidade. Mas o melhor é o final, que não se pode prever ou imaginar.
Suzanne Collins, digo sem medo, presenteou-nos com uma trilogia inesquecível, diferente de tudo o que já se viu por ai. Os personagens são profundamente bem trabalhados. É impossível abandonar as impressões que os livros causam, é uma verdadeira torrente de sensações das mais variadas.
Katniss, Peeta, Haymitch, o próprio vilão Snow, entre tantos outros, são perfeitamente caracterizados a ponto de parecerem reais e ganharem vida.
Sem dúvida esses livros entraram para a minha lista de favoritos. Completamente indicados.
Minha Avaliação: ♦♦♦♦♦ (Ótimo)

Série Completa:
Jogos Vorazes (já postado anteriormente)
Em Chamas (já postado anteriormente)
A Esperança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

☺ Obrigada por comentar. ☺
Volte sempre ao Hellen's Stuffs!

Beijos♥
H.C.C.Reis

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...