terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Em Chamas - Suzanne Collins

Título: Em Chamas
Título Original: Catching Fire
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Tradução: Alexandre D'Elia
ISBN: 978-85-7980-064-1
Páginas: 413
As fagulhas se acendem.
As chamas se espalham.
E a capital que vingança.

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katnisse e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta- acreditarem que são um casal apaixonado.
A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Depois do eletrizante Jogos Vorazes, a história de Katniss continua em Em Chamas. Após vencer os Jogos Vorazes, um Reality Show sanguinário imposto pela Capital, junto com Peeta, Katniss descobre que eles ainda correm sério perigo.
"Se pudesse escolher, tentaria esquecer por completo os Jogos Vorazes. Jamis falaria neles. Fingiria que não eram nada além de um sonho ruim. Mas a Turnê da Vitória torna isso impossível. Estrategicamente situada quase que entre um Jogo e outro, ela é uma maneira de manter o horror vivo e presente. Não apenas nós, residentes dos distritos, somos forçados a nos lembrar da mão de ferro do poder da Capital a cada ano, como também somos forçados a comemorá-la. E esse ano eu terei de viajar de distrito em distrito para aparecer diante das multidões entusiasmadas, que secretamente me odeiam, para olhar bem nos rostos dos familiares cujos filhos eu matei..." Página 10
O que aconteceu no final dos jogos, o episódio das amoras que causou uma vitória dupla, foi interpretado como um ato de rebeldia contra a Capital. Katniss recebe uma visita do próprio presidente Snow, que lhe faz um alerta para que ela concerte o mal que causou. A solução aparentemente é convencer a todos que sua atitude na arena foi por amor a Peeta. Ela descobre, porém, que por mais que se esforce, terá de enfrentara vingança da Capital. Não pode existir dois vitoriosos nos Jogos Vorazes.
"Giro a maçaneta de metal polido e entro. Meu nariz registra aromas conflitantes de rosas e sangue. Um homem pequeno e de cabelos bracos que me parece vagamente familiar está lendo um livro. Ele ergue um dedo como que para dizer: "Só um instante". Em seguida se vira, e meu coração quase para de bater.
Estou olhando bem nos olhos de serpente do presidente Snow." - Página 24
"Do ponto de vista do presidente, ignorei Peeta e ostentei minha preferência pela companhia de Gale diante de todo o distrito. E, ao fazer isso, deixei bem claro que estava, na realidade, fazendo pouco da Capital. Agora havia deixado Gale em perigo, e sua família e minha família e Peeta também, em função da minha falta de cuidado." - Página 36
O Massacre Quartenário está para acontecer em comemoração dos 75 anos de dominação da Capital sobre os Distritos. Este ano os organizadores decidem que os tributos que participarão do massacre serão um casal de vitoriosos de cada Distrito. Katniss está novamente nos Jogos Vorazes, dessa vez ela poderá ter como companheiro de Distrito Peeta ou Haymitch, seu mentor nos Jogos do ano anterior. Com um final surpreendente, Em Chamas da, com perfeição, continuidade a história iniciada em Jogos Vorazes.
"Balanço a cabeça afirmativamente. Ele quer dizer que só há um futuro possível, se eu quiser manter aqueles que amo vivos e permanecer viva. Terei de me casa com Peeta."
Apesar de não superar o livro anterior, este também me fez prender a respiração, vibrar e me surpreender. Suzanne Collins conseguiu desenvolver uma continuação sem perder a linha e mantendo o mesmo estilo do primeiro. Leitura indicada! (Indispensável seguir a ordem correta dos volumes).
Minha Avaliação: ♦♦♦♦ (Muito Bom)

Série Completa:

Jogos Vorazes (Já postado no blog)
Em Chamas
A Esperança

Um comentário:

  1. Esse livro é bom mesmo. Espere só para terminar o terceiro. Que na minha opinião é o melhor dos três.
    Bjos, Carol.

    ResponderExcluir

☺ Obrigada por comentar. ☺
Volte sempre ao Hellen's Stuffs!

Beijos♥
H.C.C.Reis

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...