terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Título: Jogos Vorazes
Título Original: The Runger Games
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN: 978-85-7980-024-5
Páginas: 397
Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence.
Que os Jogos Vorazes comecem!

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mãos de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, e que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, uma garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia futurística. A história se passa no que restou da América do Norte atual, uma nova nação chamada Panem, subdividida em doze distritos (o décimo terceiro foi destruído), e a Capital, o centro do poder. Katniss Everdeen é uma garota, cheia de responsabilidades, do distrito mais pobre da Panem, o 12. Após a morte de seu pai em uma mina de carvão, e por consequência disso, a doença de sua mãe, Katniss teve de tomar para si as responsabilidades da casa. Com ajuda de seu melhor amigo Gale, ela caça fora dos limites do distrito e troca a carne por todo o tipo de mercadorias e comida de que precisa. Além disso, ela é uma profunda conhecedora de plantas comestíveis.
Todos os anos acontece na Panem um evento proposto pela Capital, a Colheita. Nessa ocasião são sorteados, em cada um dos doze distritos, dois tributos, ou seja, um menino e uma menina que serão enviados para os Jogos Vorazes. Toda a Panem assiste a essa espécie de Reality show, cujo objetivo é matar os outros competidores, e sobreviver.
Katniss não esperava que sua irmã, Prim, tivesse alguma chance de ser sorteada, já que ela acabara de fazer doze anos, a idade mínima para participar dos Jogos. O destino, entretanto, parece estar conspirando contra ela quando sua irmã é sorteada como tributo. Sem pensar ela se oferece em seu lugar, ao que é prontamente atendida.

"É a hora do sorteio. Effie Trinket diz como ela sempre faz, “Damas primeiro!” e cruzou o globo de vidro com os nomes das garotas. Ela chegou, empurrou sua mão fundo no globo, e puxa pra fora uma tira de papel. A multidão prende em uma respiração coletiva e então você pode escutar um alfinete cair, e eu estou me sentido com náuseas, e desesperadamente desejando que não fosse eu, que não fosse eu, que não fosse eu.
Effie Trinket atravessa o pódio, alisa o pedaço de papel, e lê o nome numa voz clara. E não é eu.
É Primrose Everdeen."

Ela não esperava também que o tributo masculino sorteado fosse ele, Peeta Mellark. Na verdade eles nunca conversaram, já que ela considera Peeta como o afortunado filho do padeiro, para quem nunca falta alimento. Mas ela deve a ele a sua vida, e apesar disso o fato de estarem indo juntos para a arena não a conforta, já que para vencer, ela terá de mata-lo. 
Katniss e Peeta são levados para a Capital, onde são treinados e apresentados ao público. A equipe responsável por eles lança uma imagem inesquecível para o público, tornado-os favoritos. Pela primeira vez em muitos anos, o distrito 12 parece ter chances de ganhar. Entretanto quando são lançados na arena, se veem em um ambiente completamente hostil, onde estão a merce da Capital, que tem seus próprios planos sobre cada competidor. A única chance de sobrevivência de Katniss e Peeta parece ser representar para o público exatamente aquilo que eles desejam ver... romance.

" 'Vocês não amariam puxá-la de volta para cá e conseguir uma resposta?' Ceasar pergunta à audiência. A multidão grita assentindo. “Tristemente, regras são regras, e o tempo de Katniss Everdeen acabou. Bem, sorte para você, Peeta Mellark, e acho que eu falo por toda a Panem quando eu digo que nosso coração vai com o seu.”
O rugido da multidão é ensurdecedor. Peeta tem absolutamente apagado o resto de nós do mapa com sua declaração de amor por mim. Quando a audiência finalmente se aquieta, ele sufoca um calmo “Obrigado” e retorna à sua cadeira. Nós ficamos de pé para o hino. Eu tenho que levantar minha cabeça por respeito obrigatório e não posso fugir de ver que todas as telas estão agora dominadas pelas imagens de Peeta e eu, separados por poucos passos que nas cabeças dos observadores não podem ser violados. Pobre de nós."

Jogos Vorazes é um livro eletrizante, narrado em primeira pessoa por Katniss. Após iniciar a leitura se torna impossível deixa-la. Li Jogos Vorazes em uma "sentada", comecei de tarde e parei apenas quando cheguei ao fim, as 5 horas da manhã. É impossível descrever a sensação que a leitura causa. Não se trata de um grande clássico literário, e sim de um maravilhoso passatempo. É fato que algumas passagens são bem mal explicadas, como por exemplo, o fato de existirem tantas câmeras na arena, entre outros detalhes que foram mal arrematados. Na verdade todos os possíveis "defeitos" são encobertos pela história muito bem narrada, e extremamente criativa que Suzanne Collins desenvolveu. 
Minha Avaliação: ♦♦♦♦♦ (Ótimo)

Faça o download do livro AQUI!


Confira o trailer do filme Jogos Vorazes, cuja estréia está prevista para março de 2012:

2 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Hellen! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Sabia que vc ia gostar do livro.
    Espera só para ler o terceiro, que na minha opinião foi o melhor.
    Bjos, Carol.

    ResponderExcluir

☺ Obrigada por comentar. ☺
Volte sempre ao Hellen's Stuffs!

Beijos♥
H.C.C.Reis

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...