quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Identidade Roubada - Chevy Stevens

Título Original: Still Missing
Autor: Chevy Stevens
Editora: Arqueiro
Tradução: José Roberto O'Shea
ISBN: 978-85-8041-012-9
Páginas: 254
"Um mistério envolvente sobre o sequestro de uma mulher e também a história do seu difícil retorno à vida e à liberdade - tudo isso contado por uma heroína inesquecível." 

Era para ser um dia como outro qualquer na vida de Annie O'Sullivan. A corretora de imóveis levanta da cama com três objetivos: vender uma casa, fazer as pazes com a mãe e não se atrasar para o jantar com o namorado.
Naquele domingo, aparecem poucas pessoas interessadas em visitar o imóvel. Quando Annie está prestes a ir embora, uma van estaciona diante da casa e um homem sorridente vem em sua direção. A corretora tem certeza de que será seu dia de sorte. Mas o inferno está a apenas começando.
Sequestrada por um psicopata, Annie fica presa durante um ano inteiro em um chalé nas montanhas, onde vive um pesadelo que deixará marcas profundas.
Construído de maneira extremamente original , Identidade Roubada é o relato visceral que Annie faz à sua terapeuta dos 365 dias em que ficou a mercê do homem a quem chamava de Maníaco.
As memórias que vêm à luz ao longo de 26 sessões de análise são intercaladas com a história de sua vida desde que conseguiu escapar do chalé: a luta para superar seus medos e se reencontrar, a investigação policial para descobrir a identidade do sequestrador e a sensação perturbadora de que seu martírio ainda não acabou.
Em sua estreia, Chevy Stevens cria uma heroína inesquecível que, depois de sobreviver a uma experiência devastadora, precisa descobrir a verdade para se libertar.

Peguei esse livro emprestado da minha amiga e companheira de leituras Carol, do blog Cantinho da Carolina. Como faço aniversário em janeiro, ela pensou em comprar meu presente antecipadamente. Escolheu me dar Identidade Roubada, já que é um suspense, e eu sempre amei histórias de crimes, mortes e afins... 
O problema é que quando o livro chegou pelo correio ela não aguentou esperar e acabou lendo o livro e constatou que ele não era assim tão bom para me dar de presente. Eu agradeço, pois cheguei a mesma conclusão.
Identidade Roubada é um livro diferente. Não tem uma história comum. Conta a história de Annie, que é sequestrada por um Maníaco (como ela o chamava), e é levada para um chalé nas montanhas. Lá Annie é completamente subjugada por ele. Estuprada, tortura, e obrigada a seguir diversas regras impostas pelo Maníaco, aos poucos ela vai se esquecendo completamente de quem era, e se torna uma mulher oprimida e completamente atormentada pelos medos.

" Passados alguns dias , num momento em que ele estava fora, resolvi correr até o banheiroe fazer xixi. Ele voltou quando eu tinha acabado de dar descarga, e a água ainda escorria. Fiquei ao lado da cama, fingindo arrumar o lençol. Achei que ele não escutaria o barulho da descarga, mas, quando abriu a torneira da cozinha para encher um copo, ele levantou a cabeça e foi até o banheiro. Em questão de segundos, avançou sobre mim, com o rosto vermelho e os lábios contorcidos num rosnado. Encolhi-me num canto e tentei dribá-lo, mas ele me agarrou pelos cabelos.
O Maníaco me arrastou até o banheiro e me obrigou a ajoelhar diante do vaso. Então levantou a tampa e enfiou minha cabeça lá dentro, batendo com minha testa no assento. Ainda agarrado aos meus cabelos, puxou minha cabeça para trás e, com a mão livre, encheu o copo com a água do vaso. Agachou-se atrás de mim, forçou minha cabeça para trás e levou o copo à minha boca."

A narrativa é feita em primeira pessoa, com Annie contando para sua terapeuta sobre o ocorrido nas montanhas e as coisas que sucederam a isso. O tempo, no entanto, não é cronológico, e sim psicológico. Conforme vai criando coragem Annie conta o que sente, o que a angustia e até mesmo coisas que nunca teve coragem de contar a ninguém após ser resgatada. 
O que não faltam a Annie são traumas para contar, entre eles Spoillers [ o fato de ter engravidado do Maníaco enquanto esteve nas montanhas, ter dado a luz a uma menina e ter perdido a filha, que morreu por falta de assistência médica ]. Enquanto narra os acontecimentos da montanha, Annei passa por novos momentos que abalam ainda mais sua fragilizada estrutura psicológica. 
A porção da história em que Annie está com o Maníaco é bastante interessante, repleta de tensão e medo. Porém logo que Annie é resgatada, o que acontece no meio do livro, Spoillers [resgatada talvez não seja a palavra certa, pois ela consegue fugir após matar o Maníaco com um machado] a história se torna monótona e extremamente previsível. Antes mesmo de alcançar o meio do livro eu já sabia, com toda a certeza, qual seria a última frase do livro Spoillers [ não sabia qual seria o nome, mas sabia que o livro terminaria com Annie revelando o nome da filha morta, e não deu outra]

"Um cheiro de bacon entrou pela janela aberta, e inspirei o aroma com vontade. O Maníaco nunca me deixava comer bacon, pois dizia que eu ficaria gorda.
Fiquei com a boca cheia de água quando vi um homem sentado perto da janela pegar um pedaço de bacon, mastigar rapidamente e abocanhar outro pedaço. Eu queria comer bacon, um prato cheio, bem devagarinho, saboreando os pedaços salgados, mas com um toque adocicado. Um pratão dessa iguaria para mandar o Maníaco se foder!"

Apesar de não ter gostado de Identidade Roubada, não posso deixar de indicar, pois a maioria dos leitores tem apreciado a leitura. Fico contente por ter me livrado de ganhar-lo de aniversário.
Minha Avaliação: ♦♦♦♦♦ (regular)

Leia o primeiro capítulo AQUI!

Um comentário:

  1. Oi Hellen, apesar que não ter achado esse livro excelente classifico ele como muito bom mais pela parte em que ela ficou com o Maníaco.
    Acho que o livro ficaria muito melhor se ela sofresse da Síndrome de Estocolmo e tivesse um conflito interno sobre o que acontece com ela e o que ela sente por ele.
    Pois é... então, ainda bem que não lhe dei esse. Espere só para ver qual vou te dar. Tenho certeza que será um dos seus favoritos.
    Bjos, Carol.

    ResponderExcluir

☺ Obrigada por comentar. ☺
Volte sempre ao Hellen's Stuffs!

Beijos♥
H.C.C.Reis

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...