sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Verão na Enseada - Susan Wilson

Quando fui para aquela casa de praia, eu estava desesperadamente infeliz. Meu marido estava longe e o futuro era inimaginável. Fui para lá sarar minhas feridas e esperar. Um estranho misterioso tornou meus dias menos cinzentos. Ele foi minha constante afetiva, minha âncora...

Quando Charlie Worth, depois de ler uma notícia antiga sobre um acidente de avião que ocorrera na enseada e Hawke, decide inquerir sua mãe, Evangeline Worth sobre o ocorrido de anos atrás, é inevitável que ela desenterre o passado, o ano de 1944.
Foi nesse ano de guerra que Vangie mudou-se para a enseada de Hawke, para fugir da tristeza causada pela ausência de seu marido, John Worth. Entretanto o destino reservava para ela um presente inesperado. Após um desastre de avião na enseada, surgiu um forasteiro, sobrevivente do desastre. Ninguém sabia quem era Joe Green, mas Vangie o ajudou, contratou-o para trabalhar para ela no celeiro.
As notícias sobre o paradeiro de John Worth eram regulares, até que de súbito as correspondências sessaram e Vangia passou a duvidar de que ele ainda estivesse vivo e que voltaria algum dia. Conforme o tempo foi passando Joe passou a se aproximar cada vez mais de Evangeline. Mesmo depois que descobriu que ele estava se escondendo, sendo procurado pela marinha, ela esforçou-se para esconde-lo. 

"Tivemos de mudar Bessie de lugar para que Joe entrasse no esconderijo. Quando ele se esgueirava para dentro, ouvi um carro chegando ao quintal. Ele estendeu a mão e afagou meu rosto:
- Você não tem de mentir por mim.
-Cale a boca e me deixe fazer isso do meu jeito. - Eu disse, e lhe beijei os dedos.
Espargi um pouco de palha sobre a tampa do alçapão quando ele a baixou. Depois fui ao encontro dos policiais militares.
Pra policiais, eles foram bastante gentis, tratando-me por senhora. Minhas mentiras eram dignas de crédito:
-Meu biscateiro foi embora dias atrás. Disse que queria ir em frente. Não disse para onde.
Eles me fizeram examinar a fotografia.
-Oh, não - comentei-, esse não é o homem que estava trabalhando para mim. O Joe é muito mais velho.
Os homens pareceram satisfeitos. Depois, um deles viu as roupas penduradas em minha corda.
-Se seu empregado foi embora ha algum tempo, de quem são aquelas roupas?
-Do meu marido.
-E onde está ele?
-Eu gostaria de saber. Desapareceu em combate."

Sem a esperança de que o marido retornaria da guerra, Evangeline e Joe passam a nutrir uma intensa paixão, um amor que nem mesmo a guerra ou o tempo poderia destruir. Spoillers [ Joe e Evangeline ficam juntos apenas uma noite, pois na manhã seguinte o marido desaparecido retorna, e Joe desaparece. 
De volta no ano de 1993, o filho de Vangie, Charlie conhece a filha de um homem que nunca sai da enseada de Hawke, e acaba descobrindo que ele é o antigo amor de sua mãe. O reencontro dos velhos amantes é inevitável...]

"Choramos um pelo outro e depois nos beijamos, e foi como beber a paixão. Ficamos ali grudados um no outro, sob a luz morna e suave do galpão e nosso abraço transformou-se em desejo.
Não trocamos uma palavra. O feno do palheiro nos serviu de leito e, mais tarde, Joe nos cobriu com uma das colchas do baú. Cochilamos, acordamos e tornamos a fazer amor, desta vez demoradamente, como se fosse um banquete dispendioso."

Verão na Enseada é um romance de guerra sensível e marcante. Vi uma frase de uma outra leitora a respeito dele que para mim o define com perfeição: Ler Verão na Enseada é como saborear um bombom. O livro é de fato tão envolvente como um chocalate delicioso. E mais do que isso, não sai nunca mais da memória. Já faz muitos anos que o li e jamais me esquecerei da sensação de ter o livro em minhas mãos, e o meu pensamento voltado para a história de amor de Evangeline Worth e Joe Green. Leitura recomendada!



2 comentários:

  1. Eu não conhecia o livro, mas parece ser muito bom, e achei a capa uma gracinha.
    Garota Eclética

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é lindo!!!
    Vou procurar outros livros da Susan Wilson para ler.
    Vc conhece algum?
    Bjos

    ResponderExcluir

☺ Obrigada por comentar. ☺
Volte sempre ao Hellen's Stuffs!

Beijos♥
H.C.C.Reis

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...