quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Jogo da Memória - Laura Bergallo

... Aqui me tenho 
sem mim

nada lembro
nem sei

à luz presente
sou apenas um bicho
transparente.

- Ferreira Gullar










Jogo da Memória é um livro que falado amor entre avós e netos, da estupidez das guerras, de aventuras muito atuais, que envolvem computadores e tecnologia, e também do mal de Alzheimer, doença que ensina a paciência, treina para a tolerância e faz descobrir a mágica existente nos verdadeiros laços de afeto.


Não havia quem vencesse o vô Pietro no jogo da memória. Lucca, neto querido e adversário constante, bem que se esmerava, mas o vô, um italiano muito atento e bem-humorado, era insuperável.
Quando Pietro ganhou o jogo da memória dos famosos mosaicos de Aquileia, cidade do norte da Itália, Lucca deixou de ser apenas um adversário para se tornar também um confidente. O novo jogo evocou antigas lembranças do avô.
O neto passou a compartilhar com ele as recordações da descoberta do primeiro amor - la bella Giulia e os encontros furtivos em Aquileia - e da descoberta da primeira e intransponível grande dor - a guerra e suas profundas cicatrizes... Mas, depois de recordações tão intensas, o vazio de instalou.
As memórias do avô desapareceram. A medicina dizia que aquilo era obra do mal de Alzheimer, mas Lucca não aceitava: por que com vovô? Com a ajuda da internet e de dois primos seus, Gabriela e Rafael, ele se envolve em um confronto perigoso com uma organização criminosa que poderá ser, na verdade, a grande culpada pela perda da memória de seu avô e de muitas outras pessoas.
Será? Para descobrir, basta ler.

Jogo da Memória é um livro leve e de mensagem profunda. Trata de um tema muito difundido atualmente, o mal de Alzheimer, de maneira rápida, objetiva e sensível.
Tudo começa quando o tio de Lucca, Giovanni anuncia que teria de viajar a trabalho para a Itália, terra natal de Pietro.
Toda família se reúne a fim de economizar dinheiro para poder envia Pietro junto com Giovanni para sua amada Itália, do qual ele sempre sentiu saudades.
O avó de Lucca se opõe a sair em viagem e apesar de decepcionados todos os membros da família respeitam sua decisão.
Pietro tinha um passatempo favorito, o jogo da memória, e era invencível. Todos os filhos, noras, genros e netos haviam tentado ganhar dele, mas era praticamente impossível.
Quando Giovanni retorna para a Itália com um jogo da memória com as figuras dos famosos mosaicos de Aquileia, Pietro parece ter ido ao delírio. Um dia, quando estava sozinho com Lucca, ele começa a falar de seu passado, a respeito de coisas que nunca tinha dito a ninguém.
Pietro relembra sua adolescência e seu primeiro amor, a bella Giulia. Conta ao neto sobre sua convocação para a guerra e o sofrimento pelo qual passou nas mãos dos nazistas. Relembra o duro golpe do destino que o separou para sempre de sua amada.
Quando finaliza suas memórias Pietro, percebe Lucca, muda totalmente. Aos poucos ele passa a esquecer-se de todo o seu passado, inclusive se seus familiares, e para a surpresa de todos, a perder no jogo da memória.
Lucca descobre um estranho anuncio na Internet, era uma empresa de nome Shopping da Memória que vendia as mais diversas lembranças.
Lucca começa a suspeitar de algo terrível, uma conspiração, afinal, se a empresa vendia recordações, quem eram os fornecedores dos produtos?

Devo dizer que a história é boa, mas que, na minha humilde opinião, faltou explorar mais o assunto. Confesso que quando li a sinopse esperava muito mais do livro. Não que ele seja ruim, mas é muito rápido, muito resumido. Em algumas partes, creio eu faltaram explicações, descrições e até uma reflexão maior. Isso tudo fica é claro a cargo da imaginação do leitor.
Enquanto lia, não pude deixar de me lembrar um pouco dos livros da Turma dos Karas de Pedro Bandeira. Esse livro é sem dúvida uma boa pedida para as escolas, e também como leitura sem compromisso para as crianças. Acredito que jovens e velhos também poderão gostar dessa breve leitura, mais ainda se tiverem na família casos semelhantes da doença de Alzheimer.
Deixo portanto mais essa dica de leitura.







Esse livro é uma publicação da editora

Um comentário:

  1. Nossa, parece ser muito legal o livro :) Tomara que eu ganhe a promoção hsuhsa :) ótima resenha! parabéns pelo blog

    gi
    books are diamonds

    ResponderExcluir

☺ Obrigada por comentar. ☺
Volte sempre ao Hellen's Stuffs!

Beijos♥
H.C.C.Reis

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...