terça-feira, 28 de setembro de 2010

Natal Mortal - Nora Roberts escrevendo como J.D.Robb

Quando as pessoas se conhecem através de encontros programados pelo computador, sair com um pretendente pode se transformar num jogo mortal...

 Ninguém gosta de passar sozinho as festas de fim de ano. E na Íntimo e Pessoal, agência de encontros mais famosa de Nova York, essa é a melhor época do ano para unir os corações solitários. Entretanto, a tenente Eve Dallas, no rastro de um serial killer que transforma seus crimes em rituais padronizados, fez uma descoberta preocupante: todas as vítimas eram clientes da famosa agência de encontros. À medida que os crimes continuam acontecendo, Eve penetra no mundo das pessoas que estão em busca de seu verdadeiro amor e também no ambiente onde circula um assassino em busca da sua próxima vítima. Um mundo onde o poder do amor leva homens e mulheres ao ato final da traição...


Esse é o 7° livro da série, e devo dizer que é fantástico! Nesse episódio a tenente Eve Dallas e sua auxiliar, a policial Peabody, estão as voltas com um serial killer meticuloso que utiliza uma canção natalina como inspiração para executar seus crimes grotescos.
Depois de diversos assassinos ardilosos, na minha opinião, este foi patético, mas de forma alguma impediu o livro de ser interessante e envolvente. Peabody está cada vez mais presente, e sua personalidade ficou bem mais visível.
O enredo conta com alguns trechos muito engraçados, principalmente no relacionamento nada amistoso de McNab e Peabody.
Roarke despensa comentários. Não existe um personagem masculino tão perfeito quanto ele. Com certeza ele vai continuar inspirando cada uma das leitoras, me coloco como primeira dessa lista!


Curiosidade:

A música que supostamente era a base para os assassinatos no livro realmente existe e possui um lenda interessante.
Diz essa lenda, que cada verso possui uma simbologia. Entre os anos 1558 e 1829, quando o catolicismo era proibido aos ingleses e irlandeses, a população ensinava o catolicismo às crianças através dessa canção:

Os Doze dias de natal
No primeiro dia de natal, meu verdadeiro amor me deu uma perdiz numa pereira.
No segundo dia de natal, meu verdadeiro amor me deu duas rolinhas rajadas e uma perdiz numa pereira.
No terceiro dia de natal, meu verdadeiro amor me deu três pintinhos franceses, duas rolinhas rajadas e uma perdiz numa pereira.
No quarto dia de natal, meu verdadeiro amor me deu quatro pássaros cantadores, três pintinhos franceses, duas rolinhas rajadas e uma perdiz numa pereira.
No quinto dia de natal, meu verdadeiro amor me deu cinco sinos dourados, quatro pássaros cantadores, três pintinhos franceses, duas rolinhas rajadas e uma perdiz numa pereira.
No sexto dia de natal, meu verdadeiro amor me deu seis gansos se agitando, cinco sinos dourados, quatro pássaros cantadores, três pintinhos franceses, duas rolinhas rajadas e uma perdiz numa pereira.
No sétimo dia de natal, meu verdadeiro amor me deu sete cisnes nadando, seis gansos se agitando, cinco sinos dourados, quatro pássaros cantadores, três pintinhos franceses, duas rolinhas rajadas e uma perdiz numa pereira.
No oitavo dia de natal, meu verdadeiro amor me deu oito moças leiteiras, sete cisnes nadando, seis gansos se agitando, cinco sinos dourados, quatro pássaros cantores, três pintinhos franceses, duas rolinhas rajadas e uma perdiz numa pereira.
No nono dia de natal, meu verdadeiro amor me deu nove tamborileiros tamborilando, oito moças leiteiras, sete cisnes nadando, seis gansos se agitando, cinco sinos dourados, quatro pássaros cantores, três pintinhos franceses, duas rolinhas rajadas e uma perdiz numa pereira.
No décimo dia de natal, meu verdadeiro amor me deu dez gaiteiros tocando, nove tamborileiros tamborilando, oito moças leiteiras, sete cisnes nadando, seis gansos se agitando, cinco sinos dourados, quatro pássaros cantores, três pintinhos franceses, duas rolinhas rajadas e uma perdiz numa pereira.
No décimo primeiro dia de natal, meu verdadeiro amor me deu onze damas dançando, dez gaiteiros tocando, nove tamborileiros tamborilando, oito moças leiteiras, sete cisnes nadando, seis gansos se agitando, cinco sinos dourados, quatro pássaros cantores, três pintinhos franceses, duas rolinhas rajadas e uma perdiz numa pereira.
No décimo segundo dia de natal, meu verdadeiro amor me deu doze cavaleiros saltando, onze damas dançando, dez gaiteiros tocando, nove tamborileiros tamborilando, oito moças leiteira, sete cisnes nadando, seis gansos se agitando, cinco sinos dourados, quatro pássaros cantores, três pintinhos franceses, duas rolinhas rajadas e uma perdiz numa pereira.

A canção parece sem sentido, mas de acordo com a lenda eram uma forma das crianças memorizaram os ensinamentos. Os significados secretos eram:

"Uma perdiz numa pereira" - Filho único de Deus, Jesus Cristo
"Duas rolinhas rajadas" - Velho e Novo testamento
"Três pintinhos franceses" - Fé, Esperança e Caridade
"Quatro pássaros cantores" - Os quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João)
"Cinco sinos dourados" - O Pentateuco (Gênises, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio)
"Seis gansos se agitando" - Seis dias da criação
"Sete cisnes nadando" - Os sete dons do espírito, e os sete pecados capitais.
"Oito moças leiteiras" - As oito beatitudes
"Nove tamborileiros tamborilando" - Os frutos do espírito (Alegria, paz, longaminidade,benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio-próprio e Amor)
"Dez gaiteiros tocando" - Os dez mandamentos
"Onze damas dançando" - Os onze discipulos que permaneceram fiéis
"Doze cavaleiros saltando" - Os doze pontos de fé do credo apostólico

Baixe a música em inglês:



Música:

Em respeito aos que ainda não leram não vou dar explicações. Aos que já leram, espero que se lembrem que em determinada passagem do livro, Roarke cita uma música do ano de 1940. Devo confessar que amei essa cena do livro, e aos que quiserem ouvir a música ai está:




Baixe o livro:

6 comentários:

  1. Mulheeerrrr!!!
    Digo e repito: TU TEM QUE ME EMPRESTAR VINGANÇA!!!
    Essa série Mortal da Nora é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a.
    Ela escreve de uma forma que pega e não larga nunca mais.
    Obrigada por ter me apresentado a Nora Roberts.
    E essa música é linda. Vc sabe como eu adoooro músicas antigas!
    Pois bem ... deixe me indo!
    Bye bye, Melman.
    (Passou hoje o seu filme, vc viu?) XD
    BjOcas

    ResponderExcluir
  2. Como tu fez o "link-me"?
    Me ensina???
    Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Eeee, quem é esse Roarke?!?! Se eu pego a coisa vai ficar feia, manu! Que história é essa de ficar inspirando você?!?!

    Muuuuu... :(

    ResponderExcluir
  4. Oi Hellen!
    brigada pela visitinha =D
    seu blog é lindoo eu ameii
    estou seguindo tb!

    Se vc está pensando em ser jornalista,uma dica: assista sempre os noticiários,leia jornal e mantenha-se antenada.

    Estou gostando muito da faculdade,mas não é fácil...


    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Drikko... Você não precisa ficar com ciúme do Roarke, ele é apenas um personagem muito legal.
    A propósito, você é tão perfeito e inspirador, que para ser como o Roarke só te falta dinheiro, e ser irlandes. De resto, e isso é mais que o bastante, você é perfeito pra mim... Você é minha realidade maravilhosa, melhor que qualquer ficção!

    TE AMO!

    PS: Que que foi esse Muuuu? XDXDXD

    ResponderExcluir
  6. Carol, não acredito que passou Madagascar!!!Você nem me avisou!!!! Queria me assistir...:(

    Estou tão triste que necessito da minha aspirina!

    Beijos

    Melman!

    ResponderExcluir

☺ Obrigada por comentar. ☺
Volte sempre ao Hellen's Stuffs!

Beijos♥
H.C.C.Reis

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...