terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Hora do Cisne - Winston Graham

"Não são longos, o pranto e o riso, o amor e o desejo e o ódio..."

  
A perna atrofiada e uma família que a intimidava eram problemas que, para Deborah Daiton, já bastavam. Os homens, concluíra, não eram para ela.  Tendo um bom emprego num famoso estabelecimento londrino de leilões, estava contente com a vida tal como se lhe apresentava.
          Sem dúvida nenhuma, a última coisa que desejava era enamorar-se de um jovem artista que lutava por se projetar. "Devia ter-lhe dito: -Suma e deixe de me aborrecer!" advertia-se ela quando Leigh Hartley a requestava. "Mas, afinal de contas, o coitado não tinha más intenções".
           E assim, quando Deborah trocou a sua existência confortável e prosaica por uma vertiginosa aventura na zona portuária de Londres, viu-se envolvida num crime tão insidioso que só posteriormente teve plena consciência de onde se metera.
      

 Um livro realmente interessante, a respeito, principalmente, da natureza humana.
  O enredo se passa em Londres, no século XX, e conta a história de Deborah Daiton, uma moça de 26 anos cujas sequelas de uma poliomelite, uma perna atrofiada, acompanham-na como um doloroso lembrete de suas dificuldades, e principalmente fazendo-a desacreditar de suas possibilidades.
  Ela conhece o pintor Leigh Hartley, que insiste em conquista-la. Deborah, inicialmente, duvida das intenções de Leigh, mas na realidade duvida de sí mesma, vendo-se como alguém por quem homem algum se interessaria.
  Na sequência do livro, muitas coisas acontecem com ela, incluindo algo terrível pelo qual ela toma parte.
É uma história que leva a baila sentimentos comuns, de pessoas comuns, tais como a moral, a mentira, o amor e o desejo.
Todo o livro é coberto por um clima nebuloso, acinzentado, como um dia chuvoso e frio. É narrado em primeira pessoas, por Deborah. 
  Não é um livro excepcional, mas merece ser lido. A leitura é rápida (eu li em um dia), e é do tipo que instiga a imaginação e a criação de sons, cheiros e cores. Recomendo. 

Título original:  
The Walking Stick


Outros livros do autor: 
  • Marnie.
  •  A Chave no Jarro


Um comentário:

☺ Obrigada por comentar. ☺
Volte sempre ao Hellen's Stuffs!

Beijos♥
H.C.C.Reis

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...