quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O Pianista - Wladyslaw Szpilman

Uma autobiografia de Wladyslaw Szpilman, ao mesmo tempo um documento de um período marcado por sangue. Szpilman era pianista quando estourou a segunda guerra, e se salvou do holocausto, podendo posteriormente publicar sua história.
"Da vida para o livro.
Wladyslaw Szpilman nasce em 1911 em Sosnowiec, na Polônia. Ainda jovem, estuda piano com Joseph Smidowicz e Alexander Michalowski, antigos alunos de Liszt. Em 1931, parte para Berlim para continuar seus estudos na Academia de Música. Durante esses anos compõe um Concerto para violino, a suite Zycie Maszyn (A vida das máquinas), e várias outras peças para piano e orquestra, para violão e também muitas canções populares que lhe valeriam uma bela reputação em seu país. Rapidamente é considerado um compositor promissor e um pianista virtuoso.Em 1935, Szpilman é contratado pela Rádio Estatal polonesa, em Varsóvia. Em 1939, enquanto interpreta um noturno de Chopin, uma bomba jogada por um avião da Luftwaffe destrói o transmissor da estação de rádio. É o início da agonia do pianista, que duraria seis anos.E é em 1945, quando a rádio polonesa volta a funcionar, que ele recomeça, interpretando o final do "Noturno em C menor", de Chopin, que fora obrigado a interromper brutalmente, seis anos antes. Por coincidência, esse mesmo "Noturno" salva sua vida quando, quase no final da guerra, é descoberto no seu último esconderijo por um oficial alemão, que o faz tocar em um piano no meio de uma Varsóvia em ruínas.Em 1946, com o título "Morte da cidade", publica o livro em que relata o seu incrível destino. O tom da obra é autêntico, rejeitando a emoção fácil ao reconstituir a vida do gueto, dos algozes e das vítimas que o povoam. O livro é prontamente interditado pelas autoridades comunistas.Szpilman é então nomeado diretor musical da estação de rádio e dá grandes concertos na Europa e na América. Em seguida, continua a compor músicas que se tornam sucessos e hoje fazem parte do patrimônio cultural polonês. Na década de 1950, escreve canções para crianças, que lhe valeram o prêmio da União dos Compositores Poloneses, em 1955. Em 1961, funda o Festival Internacional da Canção, em Sopot, e a União dos Autores de Música Popular da Polônia. Em 1964, é eleito membro da Academia dos Compositores Poloneses.Seu filho, Andrejsz Szpilman, descobriu em 1998 o manuscrito de suas memórias e graças a isto é lançada uma nova edição na Alemanha.A obra obtém sucesso imediato. É traduzida no mundo inteiro, com destaque especial na França, sob o título "O Pianista", onde conquista o Prêmio de Melhor Livro de 2001, da redação de "Lire". Wladyslaw Szpilman morreu em Varsóvia, a 6 de julho de 2000, aos 88 anos." (Para ler esse artigo por inteiro click aqui !)
Curiosidade:
Não se sabe o que vinha no coração do homem, mas sabe-se que quem salvou Szpilman foi um soldado alemão. Bem, existe um bosque, ou praça, Ala dos justos, onde os judeus plantam árvores para homenagear as pessoas que salvaram um judeu. Adivinhem! Não existe uma árvore para esse soldado alemão...Como eu disse anteriormente, impossível saber o porque da atitude do homem, poderia ser interesse, afinal, a guerra já estava com os dias contados, e os alemães já sabiam que se dariam mal. Existem coisas que nunca saberemos!

A Noturno de Chopin
Wladyslaw tocava esta música no rádio quando foi interrompido pela guerra, e também se salvou tocando essa música. É como uma trilha sonora para a história.
Quem quiser baixar a música click AQUI!

 Minha opinião sobre esse livro é positiva. É um bom livro, inclusive, creio ser muito melhor conhecer a história de Szpilman, primeiro, atravez do livro. O diretor Roman Polanski fez um bom trabalho com o filme baseado na obra...mas nada como o bom original!
Para Baixar o e-book do livro click AQUI !


Um comentário:

  1. Oi Hellen! Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Eu add você nos meus favoritos e achei que tinha me add no quadro de seguidores. Estou add agora! Bjks e bom final de semana! Tetê - EcoBlog

    ResponderExcluir

☺ Obrigada por comentar. ☺
Volte sempre ao Hellen's Stuffs!

Beijos♥
H.C.C.Reis

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...